CERIMÔNIA NA FEDERACITE APRESENTA NOVO DIRETOR DA DICRAB
- IGOR VIEIRA
- 9 de set.
- 3 min de leitura

Na tarde de sexta-feira (5 de setembro), durante a programação da Expointer, em Esteio, foi realizada a solenidade de posse do Delegado Heleno dos Santos como novo diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab). O evento ocorreu na sede da Federação dos Clubes de Intercâmbio e Trocas de Experiências (Federacite) e reuniu autoridades da segurança pública, entre elas o Secretário Adjunto da Segurança, Mário Ikeda; o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cléber dos Santos Lima.
Antecipação no PódCampo
A confirmação do nome do Delegado Heleno não foi surpresa para o setor rural. Já em maio, o Comissário de Polícia Márcio Campos havia antecipado a informação ao participar do Podcast PódCampo, destacando que a escolha representava uma continuidade no trabalho de fortalecimento da segurança no meio rural.
Assista ao trecho da entrevista no PódCampo:
Compromisso com o homem do campo
Em seu discurso de posse, o Delegado Heleno relembrou a trajetória da especialização no combate aos crimes rurais e reafirmou o compromisso com o produtor rural:
“Este é um pleito muito importante da nossa comunidade, que começou em 2016 com uma força-tarefa e chegou ao ponto de se transformar em uma Delegacia especializada, depois em uma divisão. Meu objetivo é trabalhar para que cada vez mais as Decrabs funcionem melhor, com mais eficiência e qualidade. Sempre lembrando que a nossa razão de existir é o homem do campo, e é esse o meu compromisso ao assumir formalmente esta função.”
Estrutura da Dicrab
Criada em 19 de agosto de 2024 pelo decreto Nº 57.754, a Dicrab é vinculada ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e tem a função de coordenar, fiscalizar e dar suporte às Delegacias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrabs) no Estado.
Atualmente, são cinco unidades em funcionamento: Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta e Santo Ângelo, com previsão de expansão para Santo Antônio da Patrulha, Vacaria, Rio grande e Santa Maria.
A atuação vai além do abigeato, abrangendo crimes como falsificação de sementes e defensivos, pirataria, desvios de fertilizantes e comércio ilegal de insumos agrícolas — práticas que impactam diretamente a produção e a competitividade do agronegócio gaúcho.
Perfil do novo diretor

Formado em Direito pela URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em 2003, o Delegado Heleno foi militar do Exército e servidor do Tribunal de Justiça do RS antes de ingressar na Polícia Civil, em 2010. Atuou em diversas delegacias do interior, como Guarani das Missões, Porto Xavier e São Luiz Gonzaga, além de ter sido titular da Delegacia de Santo Ângelo.
Atualmente, também exerce a função de coordenador estadual da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segurança para o campo gaúcho
Com a posse de Heleno, a Polícia Civil reforça a estratégia de proteção ao produtor rural. Para regiões como o centro-sul do Estado, onde se localiza Camaquã — sede de uma das Decrabs —, a atuação da Dicrab representa uma resposta concreta às demandas do campo, oferecendo mais agilidade e especialização no combate ao crime rural.
Fonte: Decrab/Camaquã - Polícia Civil
Comentários