Safra Recorde Gera Alerta para Desafios Logísticos no RS.
- IGOR VIEIRA
- 7 de mar. de 2024
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À medida que se aproxima da colheita da maior safra de soja no Rio Grande do Sul, estimada em 22,2 milhões de toneladas pela Emater, líderes do setor agrícola manifestam preocupações crescentes com a logística de escoamento da produção. A baixa comercialização da soja, atribuída aos preços desfavoráveis e à falta de agendamentos de navios por parte de traders internacionais, agrava a situação da capacidade de armazenagem no estado.
Desafios Atuais:

A preocupação central está na capacidade de armazenamento, pois o rápido crescimento da produção gaúcha contrasta com as estruturas portuárias, que permanecem praticamente inalteradas há quatro décadas.
Caio Vianna, presidente da CCGL, alerta que o descompasso entre o aumento da produção e a estagnação das estruturas portuárias pode prejudicar a competitividade da produção gaúcha.
Necessidade de Investimentos:
A CCGL tem um projeto em desenvolvimento há 12 anos para triplicar a capacidade de expedição e duplicar o Pier de embarque do Termasa, destacando a urgência de investimentos para acompanhar o crescimento do setor.
Soluções Apresentadas:
Jairo Kohlrausch, superintendente Comercial da Cotrijal, ressalta a importância de ampliar o terminal portuário em conjunto com investimentos na malha ferroviária para solucionar os desafios logísticos no interior.

Eduardo Condorelli, superintendente do SENAR-RS, destaca a urgência da expansão do Termasa, destacando os benefícios econômicos e sociais que essa ação pode proporcionar, desde a redução de custos até o estímulo a novos investimentos.
Chamado à Ação:
Condorelli enfatiza que a não ampliação do terminal prejudica a economia local, mas também impede a entrada de recursos estrangeiros que poderiam contribuir para a qualidade de vida da sociedade. Ele ressalta que, junto com questões como a irrigação, o estado está, inadvertidamente, limitando seu potencial.
A perspectiva de uma safra recorde impulsiona a necessidade de ações imediatas para evitar gargalos logísticos que possam comprometer a competitividade do setor agrícola gaúcho.
Fonte: Correio do Povo
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