DECRAB CAMAQUÃ prende suspeito e apreende caminhão em operação contra abigeato em General Câmara
- IGOR VIEIRA

- 29 de out. de 2025
- 2 min de leitura

A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta terça-feira, a Operação Alarife, voltada ao enfrentamento do furto abigeato em propriedades rurais dos municípios de General Câmara e Venâncio Aires. A ação foi coordenada pela 3ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Camaquã, com apoio da 17ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI).
Investigações tiveram início após furto em agosto
A operação é resultado de investigações que apuram o furto de nove bovinos, ocorrido em 19 de agosto deste ano, em uma propriedade rural do interior de General Câmara.
Durante o trabalho investigativo, conduzido de forma integrada entre a 3ª DECRAB Camaquã, a Delegacia de Polícia de General Câmara e o setor de inteligência policial SIPAC da 17ª DPRI, foi possível identificar o caminhão utilizado no transporte dos animais furtados, bem como seu proprietário.
Após esse caso, outros dois furtos de gado com características semelhantes foram registrados na mesma região, indicando que o grupo criminoso tinha conhecimento do território e das rotas utilizadas.

Ações cumpridas e prisão preventiva
Com base no conjunto de provas reunidas ao longo do inquérito, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva de dois suspeitos envolvidos no crime.
Após análise do Ministério Público e decisão judicial, foi decretada a prisão preventiva de um deles, além da expedição de mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados.
Na ação desta terça-feira, foi preso um dos suspeitos, na localidade de Passo da Cananeia, em Venâncio Aires.
Também foram apreendidos talões de produtor rural e um caminhão boiadeiro Ford, de cabine branca e carroceria preta, reconhecido como o veículo empregado no transporte dos animais furtados. Durante o interrogatório, o preso confessou ter realizado o transporte do gado.

Continuidade das investigações
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis participantes da mesma cadeia criminosa, reforçando o compromisso da instituição no combate ao crime rural e na proteção das comunidades que dependem diretamente da produção agropecuária.
Fonte,fotos: DECRAB/CAMAQUÃ









Comentários